Coleta de célula tronco da polpa do dente de leite

Coleta de célula tronco da polpa do dente de leite

O que são células-tronco? Célula tronco ou célula mãe apresenta capacidade de se auto-renovar para transformar em vários tipos de células. Por isso, elas são capazes de regenerar órgãos e tecidos lesionados, promovendo a recuperação dos mesmos.

Quais as doenças que podem ser tratadas com células-tronco hoje? As células-tronco comprovadamente podem ser usadas para o tratamento de doenças do sangue, tais como leucemias, linfomas e anemias malignas. No Brasil, outras doenças estão em fase de pesquisa, algumas em fase III (em humanos) com resultados animadores, como: Diabetes tipo I (USP Ribeirão Preto), Cirrose (FIOCRUZ), Insuficiência Cardíaca, Infarto e chagas (Ministério da Saúde c / coordenação do InCOR), Trauma de Medula (departamento de Ortopedia – Unicamp), Alzheimer e Parkinson (PUC-RS). No mundo há 300 doenças degenerativas sendo estudadas (Clinicaltrial.gov).

Qual a importância das células-tronco da polpa do dente de leite? Por serem células-tronco jovens e muito imaturas, possuem uma grande capacidade de se transformar em muitos tipos de tecidos que formam nosso organismo (pele, nervos, ossos, músculo liso, cartilagem, gordura, entre outros). O uso terapêutico das células-tronco da polpa do dente de leite para órgãos regenerar e tecidos lesados, promovendo maior longevidade com qualidade de vida, vem sendo muito estudado em centro de pesquisa de todo mundo.

Como são armazenados como células tronco da polpa do dente de leite? Essas células são armazenadas usando uma técnica de Criogenia, ou seja essas células são congeladas com nitrogênio líquido à uma temperatura constante de 196C. A esta temperatura as células tronco coletadas da polpa dentaria são mantidas em perfeitas condições por tempo indeterminado. A Adornare Odontologia Estética trabalha em parceria com a R-Crio que tem um processo de coleta e armazenamento garantido por patente internacional, exclusivo no mundo todo.

Como fica a questão da compatibilidade dessas células?
Para a realização de transplante autólogo (do paciente para ele mesmo) não há risco de rejeição, pois as células utilizadas são do próprio paciente. Porém para transplante alogênico (de outra pessoa para o paciente), é necessário que haja compatibilidade entre doador e receptor. Tal compatibilidade é verificada em exames de histocompatibilidade (HJA) a partir de sangue periférico do doador e do receptor. Uma probabilidade de um indivíduo de encontrar um doador ideal entre em parentes é de 35%. Solicitar à grande mistura de raças no Brasil, uma probabilidade de encontrar um doador compatível em bancos de medula óssea nacionais gira em torno de 0,1% e esse chance é ainda menor se a busca por um doador para feitas em bancos internacionais.

Como é realizada a coleta de células-tronco da polpa dentária? Quando o dente estiver esfoliado (toupeira), realiza uma retirada do dente (exodontia). E o dente é imediatamente mergulhado num tubo de ensaio estéril e encaminhado a R-Crio.

As células-tronco têm a mesma capacidade regenerativa que as da medula e do cordão umbilical? Sim, como células-tronco da polpa do dente de leite ganhou um interesse especial, principalmente porque são células jovens com grande potencial proliferativo e grande capacidade de diferenciação. E os dentes decíduos são descartados rotineiramente e uma fonte fácil de coletar. As células-tronco da polpa dentária são suficientes para realizar um tratamento? As células-tronco são cultivadas em laboratório. E podem ser expandidas, em curto espaço de tempo (30-45 dias), de acordo com a necessidade terapêutica e para diversas aplicações. Desta forma, não há necessidade de armazenamento de grandes quantidades iniciais dessas células, pois conforme a proliferação e armazenamento da fonte inicial é possível descongelar esta fonte e produzir mais células tronco conforme a necessidade para medicina regenerativa.

O que é medicina regenerativa? A Medicina Regenerativa tem como função REGENERAR, RECONSTRUIR e REPARAR tecidos e órgãos lesados. Tem como principal objetivo melhorar a qualidade de vida e longevidade do paciente com doenças que não tem tratamento na medicina curativa e como células-tronco são grandes responsáveis pelo processo de regeneração.

Qual o momento certo para realizar uma extração do dente? O momento ideal para realizar a extração é quando tem o início da esfoliação do dente; porém estágios mais avançados de rizólise não inviabilizam a coleta, desde que, o dente apresente o tecido pulpar.

Existe um “melhor dente” para coletar? Não. Todos os dentes, uma vez contendo tecido pulpar, são viáveis ​​para obter células-tronco. Somente a polpa dos dentes de leite podem ser coletados? Não. os dentes do siso também podem. Já os dentes permanentes tem como suas particularidades, uma vez que a polpa sofre o processo de envelhecimento, o que compromete a quantidade e qualidade das células-troncos.

Não tenho mais dentes de leite e nem o dente do siso, não consigo mais congelar as minhas células tronco? A R-Crio trabalha com a coleta do Periósteo do Palato, um tecido do céu da boca. Esse tecido também tem células-tronco mesenquimais com o mesmo potencial regenerativo que a células tronco da polpa dentária.

Você deseja saber mais sobre as células tronco e o que a Medicina Regenerativa pode fazer por você? Entre em contato com a gente.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Sobre Nós

Fique por dentro!

Seja avisado sempre que surgir conteúdo novo!

Receba nossas novidades

    Veja também:

    Obrigada por nos contactar!

    Seus dados e sua mensagem foram recebidos com sucesso, confira o e-mail de confirmação que lhe enviamos, em breve um mebro da nossa equipe lhé retornará com a confirmação da data da sua consulta.

    Caso queira um atendimento mais rápido fale conosco através de nossas redes sociais: