Dor de Dente no Frio? Você pode ter Hipersensibilidade Dentinária .

Dor de Dente no Frio? Você pode ter Hipersensibilidade Dentinária .

Por Cíntia Ribeiro de Souza Amorim, cirurgiã dentista em Santos, especialista em Periodontia e pôs graduada em Odontologia Estética.

Dor de dente no frio?

O inverno se aproxima e como frio é comum os dentes ficarem sensíveis. Mas dor de dente tem haver com a variação climática? Não, mas o estímulo térmico frio pode determinar alguns problemas dentários e indicar que esta na hora de retornar para uma visita ao dentista. O esmalte dentário é extremamente mineralizado e quase impermeável. E age como um “escudo” protetor dos dentes. Porem quando esse escudo é desgastado, danificado ou até mesmo trincado. Todo estímulo de frio e quente é transmitida ao nervo do dente através dos canais dentinários presentes na dentina (camada localizada logo abaixo do esmalte). Mas como eu posso ter danificado o meu esmalte dentário? As causas pode ser muitas: escovação intempestiva, escova dental muito dura, creme dentais abrasivos, desgastes por morder substancias muito duras como gelo, bruxismo (ato de ranger os dentes), cárie etc… O fato é que toda sensibilidade dentinária deve ser investigada e diagnosticada por um cirurgião dentista. A sensibilidade dentinária pode levar a um tratamento de “canal” (endodontia) e até mesmo a perda do elemento dental. Além dos desgastes e retrações gengivais (raízes expostas) sensibilidade dolorosa pode estar associado à restaurações com infiltrações ou até fraturadas, cáries abaixo da gengiva. Fique atento também ao refluxo do suco gástrico (gastrite, anorexia nervosa, bulimia) pode desmineralizar o esmalte e provocar erosão do esmalte dentário. O que posso fazer para evitar a sensibilidade dentinária? Use escovas dentais sempre macias ou extra-macias associados uma correta técnica de escovação. Evite cremes dentais em gel ou clareadores, eles são muito abrasivos. Mantenha uma alimentação saudável, evite o consumo refrigerantes. Agora se os seus dentes já são hipersensíveis, saiba que ela pode sim ser controlada. Com cremes dentais desensibilizantes, fluretos e laser infravermelho. As retrações gengivais podem ser resolvidas com enxertos de gengiva. E lembre-se dor é sempre um sinal de alerta é importante procurar uma ajuda especializada.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Sobre Nós

Fique por dentro!

Seja avisado sempre que surgir conteúdo novo!

Receba nossas novidades

    Veja também:

    Obrigada por nos contactar!

    Seus dados e sua mensagem foram recebidos com sucesso, confira o e-mail de confirmação que lhe enviamos, em breve um mebro da nossa equipe lhé retornará com a confirmação da data da sua consulta.

    Caso queira um atendimento mais rápido fale conosco através de nossas redes sociais: