Os implante dentários são peças de titânio instalados nos ossos maxilares e fazem a função de substituir as raízes dos dentes perdidos. Essas raízes artificiais são instaladas por um procedimento cirúrgico, simples, rápido e indolor. Com os implantes instalados podemos realizar próteses fixas, parafusadas ou cimentadas devolvendo a função mastigatória e a estética tão almejada.
Durante a consulta de avaliação, o paciente responderá um questionário sobre sua saude, será realizado um escaneamento digital 3D e fotos inicias do caso. Será necessário também a realização de exames radiográfico e uma tomografia computadorizada. Desta forma conseguimos planejar a futura prótese, confeccionar uma guia com posicionamento ideal dos implantes, garantindo assim previsibilidade de resultados.
As pessoas que estão contraindicadas a receberem implantes dentários são: cardiopatas valvulares de alto risco – insuficiência coronária não controlada ou infarto do miocárdio recente – reumatismo articular agudo – insuficiência renal crônica – afecções sanguíneas – afecções endócrinas: diabetes não controladas; hiperparatireoidismo severo – afecções ósseas: como mieloma – pacientes quimioterapia ou radioterapia, cujo campo de irradiação cubra a região em que será feito o implante. Epilepsia não controlada – pacientes soropositivos assintomáticos (deve verificar a taxa de linfócitos T4 e a dosagem de antígeno P24 tem que estar negativa) – patologias psiquiátricas (conta- indicações relativas) – pacientes que fumam mais de 10 cigarros por dia – alcoolismo.
O tratamento é realizado em duas etapas -Uma etapa cirúrgica: onde é instalado o implante no osso, é necessário seguir um protocolo medicamentoso e alguns cuidados pós cirúrgicos até a remoção da pontos. Como higienizar o local dos pontos com cotonete e solução antisséptica, ou até mesmo com uma escova de dente ultra macia. -Uma etapa protética: nessa fase será confeccionados a prótese dentária sobre os cilindros de implantes. É fase mais aguardada pelo paciente, pois será o momento de voltar a ter dentes fixos novamente. A implantodontia oferece várias soluções terapêuticas, que permitem responder a numerosas soluções clínicas. Cabe ao CD estudar cuidadosamente cada caso para determinar o tipo de conexão, se será carga imediata ou tardia, prótese fixa ou unitária, parafusada ou cimentada e desta forma expor de forma clara todos os prós e contras de cada opção.
A manutenção é determinante para o sucesso em longo prazo da osseointegração. Seu objetivo é preservar a saúde dos tecidos evitando complicações. O paciente deve realizar a escovação coma o auxilio de :
O uso de antissépticos (Clorexidina) por curtos períodos pode consistir um complemento a escovação em presença de sinais de inflamação e frequência das consultas de manutenção No primeiro ano, recomenda-se trimestral, nos anos seguintes, compreende entre 3 e 6 meses dependendo da eficiência do controle de placa do paciente. As consultas de manutenção consistem em:
Somos movidos pelo firme propósito que estética e saúde devem e precisam andar juntas. E para isso fundamental integrar as diversas especialidades para assegurar um diagnóstico preciso.
RT.: Cíntia Ribeiro de Souza Amorim – CRO SP 64078- EPAO 11338
Seus dados e sua mensagem foram recebidos com sucesso, confira o e-mail de confirmação que lhe enviamos, em breve um mebro da nossa equipe lhé retornará com a confirmação da data da sua consulta.
Caso queira um atendimento mais rápido fale conosco através de nossas redes sociais: