Por Cíntia Ribeiro de Souza Amorim, cirurgiã dentista em Santos, especialista em Periodontia e pôs graduada em Odontologia Estética.
O que é placa bacteriana?
A placa bacteriana é: A nossa boca é habitada por mais de 700 espécies de microrganismos. São milhões de bactérias, fungos, protozoários. Só para você ter uma idéia um beijo pode transferir até 80 milhões de bactérias. Um deles chamado de Streptococus Mutans se alimenta de açúcar, capaz de dissolver o esmalte do seu dente, ocasionando a cárie. Mas não é só ele o vilão dos nossos dentes, tem também o Streptococus gordoni, Porphiromonas gingivalis, presente nas infecções da gengiva. O acúmulo dessas bactérias em nossos dentes e gengiva forma uma película pegajosa e transparente chamada de placa bacteriana.
Quais problemas a Placa Bacteriana pode trazer para sua saúde bucal?
O acúmulo excessivo de placa bacteriana na superfície do dente e na margem gengival, leva aos dois maiores problemas bucais, a cárie e as doenças gengivais Sem falar do mal hálito. A placa pode endurecer ou calcificar virando o tártaro ou cálculo dental. Este por sua vez é de fácil visualização porquê é amarelo ou até amarronzado muito diferente da placa bacteriana. O cálculo dental pode levar doença periodontal e se não tratada, até a perda de todos os dentes. Acúmulo de cálculo na superfície dental e o resultado após a remoção.
Todos nos desenvolvemos a placa bacteriana, o que não podemos e deixar que ela acumule e evolua causando inflamação na gengiva (vermelhidão, inchaço, sangramento da gengiva). Para que isso não aconteça é necessário remover a placa bacteriana por meio da escovação dental adequada e uso correto do fio dental diariamente. É de suma importância a freqüência da escovação pelo menos 3 vezes ao dia. Portanto, modere o consumo de alimentos açucarado se acima de tudo pegajosos principalmente entre as refeições. E claro mantenha em dia sua manutenção preventiva com o seu dentista. A manutenção preventiva consta de raspagem na parte coronária dos dentes, polimento dental. Desta forma os dentes ficam com a superfície dental lisa, polida facilitando a escovação e dificultando a aderência da placa. A aplicação de flúor, aquela realizada pelo seu dentista, deixa o esmalte dental mais forte à desmineralização do Streptococus Mutans e consequentemente a cárie dental. Você realizando a manutenção preventiva a cada 6 meses, esta garantindo um sorriso bonito e saudável.